sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

origem

No estado do Pará, em um jantar na casa de Kim Marques, companheiro de Joelma na banda Fazendo Arte, a cantora conhece Chimbinha e em pouco tempo começam a ter um relacionamento amoroso. Joelma estava de saída do grupo Fazendo arte e indo rumo a carreira solo. Como produtores de seu disco estavam Kim Marques e Tarzan que era muito conhecido na região por seus trabalhos como produtor e sua performance como guitarrista. Como o projeto do CD solo dificultaria o relacionamento do casal, pois cada um teria que seguir seu caminho, tiveram a idéia de formar uma banda, a Banda Calypso. A Banda Calypso foi criada em 1999, na transformação do disco solo de Joelma no álbum Banda Calypso Volume 1. O começo da banda foi difícil pois mesmo com muitos contatos não havia quem quisesse lançar o trabalho. Depois de tantas tentativas em vão, tiveram a sorte de uma parceria que possibilitou a venda de 1000 discos apenas para avaliar a vendagem. Em menos de uma semana os discos se esgotaram. Por fim, a banda conseguiu vender mais de 500 mil cópias de seu primeiro disco.
Com o sucesso em Belém com o single Vendaval junto a outras músicas, logo foram divulgados no Nordeste. Ao chegarem na região fizeram diversos shows que além da de Joelma tinha também a presença do cantor Dinho em palco. Dentre tantos show, um especial em Recife deu origem ao primeiro álbum ao vivo Banda Calypso Ao Vivo, com mais ritmos, melhor som. Com esse disco aumentou a divulgação pelo Nordeste e por demais regiões brasileiras.
Mesmo com o sucesso dos discos a banda não era inteiramente conhecida e necessitava de oportunidades. Uma das dificuldades que perturbou a banda até que o sucesso se consolidasse foi o fato de que muitas bandas se aproveitavam da fama da Banda Calypso pra lançar-se em shows de forma fajuta. Vieram para São Paulo e foram pedir ajuda na divulgação à Gilberto Barros, mais conhecido como Leão, pois em seu programa tinham muitos convidados de musica regional. Com o pedido atendido, a banda se apresenta em 2002 no Sabadaço com Dançando Calypso; a partir daí foram muitas vezes ao programa, tendo presença sempre. Fizeram uma grande amizade com Gilberto que não negava ser fã da banda e demonstrava afeto em plena rede nacional.
Após o sucesso do disco ao vivo a banda entrou em estúdio para gravar seu terceiro disco, as músicas que tiveram mais destaque entre coletâneas onde se reuniam diversas bandas foram as baladas românticas Maridos e Esposas e "Desfaz as malas", mas os hits dançantes tiveram grande importância, dentre eles Temporal, "Só Vai Dar Eu e Você" que era uma musica cantada pelo cantor Dinho, Príncipe encantado e Chamo por Você foram outros grandes destaques desse álbum.
Em 2003 a banda volta a Recife para participar da 1ª festa do São João da Capitá, que teve exibição na Rede Globo. Com músicas dos três discos lançados, o público participou do show do início ao fim, cantando e dançando todas as músicas.
Mostrando o resultado de toda a experiência pelo Brasil, mídia e com cada vez melhor vendagem de discos, a banda entra em estúdio para gravar seu quarto disco, com todos os ritmos que sempre ousam em levar a um disco bem dançante. Com a conclusão do projeto que tinha arranjos e produção de Chimbinha a banda sofreu uma ação de plágio de seu 4º álbum por outra banda, no entanto nada perturbou a motivação da banda em lançar um novo álbum e ultrapassar a marca de 600 mil cópias vendidas, superando assim o grupo que viera a plagiá-los com bastante facilidade. Banda Calypso Volume 4 foi concluído em menos de uma semana e acabou sendo mais um trabalho marcante da banda com seu principal single Pra Te Esquecer, e as baladas românticas Imagino e Tic Tac, entre outros grandes sucessos, que levaram o disco para mais premiações.

0 comentários:

 
©2007 '' Por Elke di Barros